terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

UMA VISITA AO PROJETO TAMAR NA PRAIA DO FORTE- BAHIA

Hoje tiramos a tarde pra rever o projeto Tamar, primeira unidade instalada no Brasil, com cerca de 155 funcionários e um histórico de autossuficiência. O número de visitantes, a loja de produtos com tema sobre a preservação das tartarugas marinhas, são suficientes para manter a unidade de Praia do Forte e ainda ajudar a manter as unidades como a de Ubatuba que ainda não conseguiu ser autossuficiente. O projeto tem patrocínio de parte de suas despesas, custeadas pela Petrobrás, que tem no projeto uma espécie de compensação dos danos ambientais por ela provocados.
Alguns pontos chamam a atenção dos visitantes, como o centro de reprodução, cuja foto mostra alguns ninhos cercados por grades de plástico. São ovos coletados em praias onde há movimentação de veículos e animais, cujos ovos são recolhidos para evitar que se percam. Cada tartaruga põe cerca de 120 a 150 ovos, em um buraco de cerca de 60 centímetros de profundidade. Caso os veículos e pessoas amassem a areia, os filhotes não conseguirão atingir a superfície e acabarão mortos. Os filhotes levam de dois a três dias para romper a camada de areia, desde que não seja ela pisoteada ou compactada por veículos.
Ninhos de ovos coletados em áreas de risco

Assim, o Projeto Tamar, para proteger a reprodução das tartarugas, acaba recolhendo os ovos e os deposita em áreas protegidas do Projeto, garantindo assim a reprodução. Conversando com a funcionária do TAMAR, de nome Mariucha, filha e neta de pescadores, tivemos a informação de que de cada mil ovos, apenas uma ou duas tartarugas conseguem atingir idade adulta. Perdem-se cerca de 998 ovos. Os principais predadores são, as aves que atacam os filhotes no trajeto do ninho à água, ou os peixes cujas bocas sejam maiores do que os filhotes. Assim, as tartarugas precisam da proteção do Projeto Tamar para que não desapareçam do mundo real. As espécies ainda em dificuldades são a Tartaruga de Pente e a Oliva.
Por sinal, quando estávamos na Praia do Forte, no final da tarde de ontem, os funcionários do Tamar estavam soltando alguns filhotes da tartaruga da espécie Oliva, que nasceram no parque de reprodução. 
O POVO QUE ASSISTIA, CERCA DE 100 PESSOAS, APLAUDIU.


Nenhum comentário: