quinta-feira, 20 de março de 2014

A BRIGA AGORA É PELAS ÁGUAS DO RIO PARAÍBA

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse hoje à imprensa que pretende desviar parte das águas do Rio Paraíba do Sul para abastecer eventualmente as reservas das represas que abastecem a cidade de São Paulo, capital cuja situação hoje é delicada pela falta de chuva, o que faz com as suas reservas estejam abaixo do mínimo aceitável que garanta tranquilidade à população paulistana. A declaração do governador causou espanto aos cariocas que são abastecido pelo mesmo rio e que não concordam com a ideia do Geraldo. O rio nasce no estado de São Paulo, na Serra da Bocaina, corta todo o vale do paraíba, entra no estado do Rio de Janeiro e segue para Minas. A discussão passa por pontos delicadíssimos. Pode o estado de São Paulo desviar água do Paraíba?
Resposta difícil porque a legislação brasileira considera água pública de propriedade da União, as que banham mais de um estado da federação. O Rio Paraíba percorre três estados e por isso, salvo melhor juízo, o governo de São Paulo não poderá unilateralmente, sem autorização do governo federal, desviar parte das águas do paraíba.
Qual a finalidade desses controles? Exatamente o de impedir que alguém impeça ou dificulte o uso da água por vizinhos contíguos, já que sem água, não se vive.

A matéria envolve muito mais situações do que se imagina de início.

Nenhum comentário: