quarta-feira, 26 de março de 2014

TER CARRO É CRIME?

omprei um veículo com placas de Piracaia cidade próxima de Bragança. Procurei o Poupatempo de São José dos Campos para fazer a transferência. Como sempre, fui muito bem atendido nos balcões da instituição que, diga-se de passagem, tem formato de primeiro mundo, pela praticidade da burocracia. O Poupatempo é um grande invento. Fui orientado a procurar a CIRETRAN departamento da polícia civil, que é o órgão que cuida desse serviço de transferência entre cidades. A CIRETRAN tem um grande número de funcionários que são terceirizados, prática habitual nos governos do PSDB, mas fui bem atendido por lá também. Para efetivar a transferência eu precisava recolher a taxa de transferência no valor de R$177,05 e outra taxa de R$77,08 relativa à lacração da placa e a targeta com nome da cidade.
A primeira surpresa apareceu quando o caixa do Banco me disse que para recolher a taxa de transferência eu teria que pagar também a taxa de licença e o DPVAT do veículo, valores que já foram pagos em dezembro último quando do licenciamento do veículo lá em Piracaia. Ou seja o sistema não permite receber sem antecipação do licenciamento e do DPVAT, mesmo que eles iriam vencer somente em dezembro, ou seja, daqui a nove meses. O Geraldo me obrigou a antecipar o licenciamento que eu não tinha que pagar agora. É uma espécie de confisco do dinheiro do povo.
Paguei tudo e me pediram 10 dias para entregar o novo documento, coisa que o Poupatempo faz em poucas horas. 
Outro fato interessante que constatei foi o orçamento que fiz junto a um escritório de despachante para que ele fizesse o serviço. Sabe quanto custaria?  Vai somando, 340,00 da transferência e honorários, 30,00 de um tal gever, 78,00 placa, 80,00 perícia, 68,00 taxa de licença, 106,00 DEPEVAT, total 700,00.
Resolvi fazer eu mesmo por questão de curiosidade já que tinha tempo, em um dia fiz tudo e gastei somente 420,00. A vistoria que o despachante queria levar para empresa particular o Estado faz gratuitamente em São José, e é rápida.
Vejam só se não é oportuno afirmar que dono de carro por aqui é considerado criminoso, pelo tanto que é explorado. Não bastam os pedágios que nunca deveriam ser cobrados porque a gente paga IPVA para que o governo mantenha as estradas. Existem as multas que são aplicadas a olho sem dó nem piedade numa avalanche de arrecadação estúpida, e ainda existe cobrança para estacionar nas cidades. As prefeituras podem regulamentar o uso das vias públicas, mas cobrar para parar veículo em via pública é o fim porque as ruas são nossas e nós vamos pagar para usar o que nos pertence. Poderiam estabelecer tempo de uso para nivelar as oportunidades entre todos os usuários, mas sem cobrar.
Quando eu governar Sucupira, aquela cidade cenográfica eu vou acabar com a zona azul que o Odorico quer implantar e regulamentar o uso das vias sem cobranças, mas com tempo limitado. Multas serão aplicadas nos casos de real abuso da parte do motorista, mas nunca permitirei que fiquem escondidos atrás dos postes com o talão na mão, fazendo o papel de saqueadores do bolso 

Nenhum comentário: