quinta-feira, 3 de abril de 2014

AINDA BEM QUE APESAR DE TUDO, DEUS EXISTE

O mundo é mesmo uma bola, ou uma roda, sei lá, mas que gira, gira. A gente vai vivendo e vai vendo o mesmo filme se repetindo às vezes remasterizado, noutras no original, em uma espécie de vai e vem sem fim. Era um tal Getulio Vargas que vestia-se de personagem amigo do trabalhador que governou em regime de ditadura e só saiu do poder morto. Veio o Juscelino com pose de bom rapaz, bonitão, elegante, cheiroso, figura que conquistava o coração das pessoas como se fosse um amor do tipo “felizes para sempre”. Nunca se viu tanta corrupção como na construção de Brasília. Enfim fez bem para o Brasil porque se a capital da nação fosse o Rio de Janeiro, a rocinha seria o Senado e a Favela da Maré a Câmara dos deputados. Mais tarde o Jânio Quadros, figura caricata com um bigode que nem o do Hitler, pose de reparador do mundo, que não conseguiu ficar no cargo por muito tempo. Renunciou e deixou a batata quente no colo do João Goulart que nem foi ao “podium”. Foi despejado do palácio, antes de tomar posse de fato e virou sem teto. Aí, aqueles tais militares que governaram por conta do anticomunismo durante 21 anos, era de chumbo da vida brasileira, e o resultado foi essa ignorância política que desenvolvemos porque éramos proibidos de pensar e de falar nesse assunto. Ficamos burros de novo e a corrupção correu solta nos palácios do Brasil, só que dessa vez a favor dos fardados de plantão. Dá-lhe AI-5, e outras exceções. Pior é que ainda alguns idiotas que dizem ter saudades daquela palhaçada.
Finalmente encontramos o governante ideal, que era o “play boy” das Alagoas, o Collor com dois eles, veio para acabar com os marajás. Sabe o que é marajá? É uma figura da cultura indiana que é carregado como santo em procissão, não trabalha não faz nada e vive muito bem obrigado, numa mordomia total e é carregado pelos servos pra não se cansar andando por ai. Ficou pouco tempo o Collor e logo foi pro saco numa manifestação maravilhosa do povo na rua. Adeus a mais uma ilusão. Enfim, chegamos ao poder com um operário sem dedo, português bem simples, que logo, logo estava de terno “Armani” e “otras cositas más”. Luís Inácio foi bem, governou para o povo e saiu bem avaliado do governo, fez a sucessora a Dilma que parecia complementar o sonho brasileiro. Aí surge a tal da Petrobrás na vida política brasileira, empresa com histórico de desenvolvimento tecnológico de primeiríssimo mundo. Senadores tentam instaurar a CPI da Petrobrás sob a acusação de compra superfaturada de empresa norte americana de petróleo, e o governo quer impedir a instauração da CPI com a ameaça de instaurar a CPI do Metrô de São Paulo e da construção do Porto de Pernambuco que podem enxovalhar as imagens do PSDB e do PSB do Eduardo Campos governador do Pernambuco que quer ser presidente da república. Olha a situação em que chegamos, com as ameaças de tornar públicas as corrupções de todos os lados.  Será que o imposto do brasileiro paga mesmo essa conta maldita da corrupção? Parece que não há dúvida de que para se chegar ao poder é necessário passar pelos caminhos da corrupção para que se possa cobrir as despesas de campanha. Pode ser que o monte de dinheiro das campanhas venham mesmo do próprio poder. O Eduardo Campos vai gastar quanto para tentar ser presidente? E o Aécio? A Marina na eleição passada em que foi candidata a presidente gastou cerce de 100 milhões. A Dilma muito mais do que isso e o Serra também. Na vida privada, essas pessoas não têm patrimônio pra isso, e nem como justificar os verdadeiros valores gastos nas campanhas.
Vem à tona a discussão sobre financiamento de campanhas. Nesta semana o judiciário brasileiro aprovou regra que proíbe doações de verbas de campanha por empresas privadas. É um bom começo porque as empresas só põem dinheiro na campanha se forem receber de volta, e essa devolução é que abre as portas da corrupção com licitações fraudadas, e superfaturamentos. A gente anda meio sem rumo nessa questão do voto, e o brasileiro certamente vai votar em candidatos que terão que pôr a mão na cumbuca pra tirar de volta os custos das campanhas. O poder é muito caro, mas ditadura também não presta. Se corrermos seremos pegos e se ficarmos seremos comidos. Perder a fé, nós não podemos, e me lembro do lema dos amigos comunistas “firme na luta irmão”.  Mais tarde lá estava o irmão comunista, dentro do poder, fazendo tudo que os outros faziam, que nem o porco, ministro do filme “A revolução dos bichos.

Deus que fez o mundo, deveria voltar aqui arrumar essa “bagaça” né? Ou será que ele desistiu de perder tempo com o ser humano. Ainda bem que ele criou o voto direto e secreto. Obrigado senhor!

Nenhum comentário: