domingo, 10 de janeiro de 2016

O DIA EM QUE OBAMA CHOROU

O presidente dos Estados Unidos, Obama, apareceu na televisão em rede internacional removendo lágrimas que brotavam dos seus olhos quando falava sobre a necessidade de que seja controlada a liberdade do uso de arma de fogo naquele país. Tem sido frequente a ocorrência de assassinatos individuais e coletivos praticados por atiradores, às vezes mentalmente enfermos, e até por crianças que conseguem acesso à arma dos pais e com elas praticam assassinatos inexplicáveis.
Lá, qualquer pessoa consegue comprar uma arma sem nenhuma dificuldade e, por isso, fica fácil acontecer crimes, como o de um sujeito que entrou numa escola e atirou contra as crianças, de forma indiscriminada, tendo matado varias e ferido outras. Todo mundo viu na televisão.
Obama quer estabelecer um sistema de controle do acesso às armas, mas o congresso americano impede qualquer iniciativa neste sentido porque isso vai prejudicar o cartel dos fabricantes de armas, que além de fornecerem para o povo americano, exportam armas para outros povos.
O lobby das armas não permite nenhuma restrição às suas atividades, e nem o presidente da república consegue mudar esse quadro.
O terrorismo internacional praticado pelos loucos islâmicos, é a grande preocupação do Obama, já que o uso de arma não exige nenhuma qualificação do cidadão para que ele possa andar armado em territórios americanos.
Quem olha pros Estados Unidos acha que está olhando para um país extremamente evoluído, e que o Brasil deveria se espelhar neles para se projetar no futuro. Ledo engano, porque o Brasil com toda a sua juventude como nação, tem alguns avanços que até os gringos do Tio Sam gostariam de ter, como um sistema eleitoral eficiente e confiável, um sistema de saúde pública que o Obama já tentou implantar por lá  e não consegue porque o lobby dos remédios e hospitais não admite, e o Brasil já conseguiu proibir o porte de arma por aqui, coisa que o Obama está tentando e não consegue, e por isso chorou publicamente na televisão para o mundo ver que lá também tem interesses de grupos se sobrepondo aos interesses da coletividade.
Arma de fogo e fogos de artifícios deveriam ser proibidos em todo o mundo, porque só fazem bem ao bolso de quem fabrica.

João Lúcio Teixeira

Nenhum comentário: