segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

SER OU NÃO SER CANDIDATO

Ai, eu fui a um amigo corretor de imóveis de Caraguá tratar de assunto de meu interesse e fui abordado de forma até simpaticamente agressiva. Ele queria saber se eu serei candidato a prefeito na cidade, e parecia ter pressa sobre a resposta, que desejava fosse positiva.
Disse ele: A minha mulher quer saber se você vai ser candidato a prefeito ou não.
Olhei os seus olhos por algum tempo e depois de conversarmos por um bom tempo, ele voltou à mesma pergunta e eu não consegui esquivar-me.
Respondi com  a diplomacia de sempre e deixei claro que há em alguns setores, essa mesma indagação, tais como os corretores de imóveis, os comerciantes da zona central da cidade, alguns setores religiosos, e esportivos, que sugerem a minha candidatura a prefeito de Caraguá. Fico orgulhoso e agradeço a simpatia.
A minha família não se opõe disse eu, os meus filhos têm alguma preocupação porque sendo advogados, eles sabem que governar nos moldes da política que se pratica no Brasil atualmente, é um grande risco de o prefeito ser responsabilizado por atos ímprobos de seus auxiliares. Tal situação torna a atividade de qualquer prefeito um jogo de risco mesmo que seja ele extremamente honesto e cuidadoso. Dei o exemplo da Luíza Erundina que, como prefeita de São Paulo, foi sempre considerada uma política séria e foi condenada pela justiça por ter pago uma despesa de viagem de um movimento social que se deslocara de São Paulo à Brasilia para reivindicar providências de alguns deputados sobre fato de interesse da coletividade dos Sem Terra.
Entretanto, eu respondi com precisão que por ora, ninguém é candidato ainda, mas como alguns aventureiros estão se apresentando como possíveis candidatos a prefeito, o quadro mostra que a cidade poderá eleger alguém com perfil de seriedade e competência no pleito deste ano.
Assim, eu disse que levo em consideração a possibilidade de inserir o meu nome na disputa, principalmente porque os financiamentos de campanha serão restritos e em condições de igualdade é possível que o meu nome possa desempenhar bom papel. 
Ele enfatizou: Vai ou não vai ser candidato?
Respondi que a hipótese está sendo considerada e se não houver nenhum imprevisto, estaremos na disputa.
O sorriso dele se abriu e eu senti que há mesmo muita gente por ai esperando alguma novidade, porque as antigas opções estão muito desgastadas e o povo quer mudar. 
As cidades do litoral estão precisando de governantes que circulem nas ruas, conversem com o povo e não tenham medo de gente. Que respeitem e valorizem os servidores públicos e façam do serviço público algo que o servidor tenha orgulho de se dizer parte do negócio e o povo agradeça pela boa qualidade dos serviços públicos.
O poder público precisa voltar a ser público e não todo terceirizado, caro e ruim como tem sido.
A luta apenas começou, mas já é preciso arregaçar as mangas e sair dos gabinetes onde os políticos se escondem e realizam os seus bons negócios. Gabinetes de servidores, inclusive dos prefeitos deveriam ser todos de vidro transparente, e se eu for prefeito de alguma cidade algum dia, o meu gabinete será de vidro e de vidro bem transparente e limpo.

Nenhum comentário: