segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

DILMA E PT PODEM ESTAR ROMPENDO RELAÇÕES

As últimas noticias dão conta de que depois que a presidente da república Dilma deixou de comparecer à festa de aniversário do PT no Rio de Janeiro, a relação entre ela e o partido se complicou um pouco mais. O fato é que há no seio do partido uma insatisfação com a politica econômica do governo que não vem agradando a maioria dos antigos petistas de carteirinha. Eles queriam que os juros fossem menores e que o governo ao invés de segurar a economia a fizesse acelerar com medidas como as adotadas pelo Lula nos eu segundo mandato quando desonerou produtos e ampliou o crédito para que a economia não tivesse seu ritmo reduzido. Dilma preferiu retrair o sistema para evitar inflação. O Lula tentou induzir a troca de ministros da fazenda, mas Dilma manteve-se firme e manteve o seu ministério, e isso causou desagrado à cúpula petista que é composta basicamente por Lulistas.
Outro fato que vem aborrecendo o partido é a presidente não ter prestigiado o evento de aniversário, mas ela tinha certeza de que seria vaiada no seu próprio campo de atuação política e preferiu não correr o risco. O PT poderá isolar a Dilma para tentar se livrar dos desgastes do seu governo.
Com essas e outras, pode se dizer que a disputa de presidente em 2018 fica a cada dia mais aberta e de difícil prognóstico.
O principal adversário do PT está dividido em quatro partes, e isso poderá até contribuir com as possibilidades de o Lula vir de novo. O PSDB tem hoje quatro pretendentes a candidato à presidência. O Geraldo governador de São paulo, o Serra que não se conforma em ficar fora, o Aécio derrotado na ultima eleição e o Cristóvão Buarque senador por Brasília que deixou o PDT e foi para o PPS e mostra interesse em ser o candidato a presidente na coligação com PSDB.
Geraldo propõe uma prévia e isso sempre gera desgastes.
Há quem diga, que nessa confusão vai sobrar vantagens pra Marina Silva que quieta no seu canto vai ganhando dividendos sem desgastes. Muita água vai rolar.

Nenhum comentário: