segunda-feira, 28 de março de 2016

A CRISE PODE SER BENÉFICA SE OLHADA COM OUTROS OLHOS

O hábito de escrever é como o hábito de caminhar diariamente, que se manifesta em forma de desejo, sempre que os anjos das letras habitam a mente do escritor. Os anjos surgem no psiquismo do autor e não há como não satisfazer a vontade de externar algo que lhe ocorre em determinado momento. Hoje, acordei mais cedo por conta de um compromisso, percebi um movimento estranho sobre a minha aura, e resolvi sentar pra ver o que ocorria.
Meus anjos mostraram um lado extremamente positivo no ambiente turbulento da vida política nacional, em que a presidente da república se acha numa corda bamba, em uma espécie de cai não cai, acuada pelos políticos que de modo geral estão apavorados com as investigações da polícia federal, em operação denominada de “lava jato”, que está encontrando fartas provas de práticas de corrupção no poder em geral. Os políticos que estão no poder nunca foram importunados e sempre se elegeram gastando muito dinheiro para depois retirar da política mais do que gastam nas eleições. Compram os votos e depois vendem a alma ao diabo para recuperar o que gastaram, em um ciclo histórico na política do Brasil. O povo que deveria ser o principal objetivo da gestão pública só participa quando das eleições em que seus votos são conquistados das formas mais desonestas. Verdadeiros malandros eleitorais conseguem se mostrar na mídia eleitoral como salvadores do mundo, e o povo acaba sendo enganado mais uma vez, porque se não há conhecimento sobre política, as paixões ditam as regras. Passadas as eleições começam os xingamentos que classificam os políticos de estelionatários do voto, e noutra eleição seguinte o mesmo golpe se repete, e os mesmos erros se verificam. Agora, seja porque o governo atual determina, ou seja porque não consegue conter a polícia federal, o fato é que a tal impunidade está sendo desvendada numa verdadeira caça às bruxas com a polícia federal investigando a vida de todos os políticos e conseguindo desmistificar figuras da mais alta envergadura, provocando prisões de figurões que nunca na história desse país seriam importunados pela justiça. Donos de grandes construtoras estão na cadeia, políticos com status de ex-ministros, ex-deputados, senadores com mandato, todos na cadeia. Já existem condenações de gente importante que somam cerca de mil anos de prisão o que desespera ainda mais os que ainda estão fora das cadeias e provoca desequilíbrio no sistema de poder do país. O presidente da câmara dos deputados, está sendo processado criminalmente e pode a qualquer momento ser preso. O presidente do senado a mesma coisa, e a presidente da república juntamente com seu vice estão sendo investigados. O povo tem frequentado as ruas para pedir mais severidade neste processo de limpeza da política do Brasil.
O povo nas ruas, tanto a favor do governo federal como contra, é o mais importante de tudo isso, porque um povo que nos últimos anos só falava de futebol, agora se preocupa com a política, assunto que causava mal estar em qualquer roda de amigos. O povo brasileiro está voltando a debater e a vivenciar ainda que timidamente, por ora, o dilema da ocupação dos cargos públicos.
Os políticos estão em crise, mas crise de medo de serem pegos pelas sujeiras que fizeram antes e depois de chegarem ao poder, e por isso estão como abelhas que perderam a rainha, sem saber a quem servir.
Esta talvez seja uma das fases mais importantes da vida política brasileira, tendo em vista que o país pode ter encontrado o caminho que leva ao fim da impunidade dos ricos e famosos acostumados a dizer “sabe com quem está falando?”. Lembram das pensões de viúvas de autoridades mortas, que recebiam até cinquenta mil reais por mês, e das filhas de autoridades que não se casavam para não perderem a vultosa pensão?
Essas e outras facilidades foram extintas em parte, e agora nesta nova fase da caça às bruxas, além da perda da possibilidade de “boa vida” à custa do erário público, a cadeia começa a fazer sobra a esses altíssimos usurpadores da boa-fé do povo.
O Brasil pode estar em uma das suas melhores fases em matéria de política, com os usurpadores indo para a cadeia e os políticos profissionais perdendo a capacidade de continuarem fraudando o povo.

Quem será preso, não importa se de um partido ou de outro, se de um poder público ou de outro, porque o que realmente importa é que o país fique livre da corrupção e siga rumo ao seu destino de grande nação.

Nenhum comentário: