quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

DILMA SE AFASTA DA INFLUÊNCIA DO LULA

As nomeações de ministros para o seu segundo período de governo mostra que Dilma está dando sinais de que vai se afastar das influências do Lula e da tendência partidária interna do PT, a CNB- Construindo um Novo Brasil, que tem grande influência na organização petista. Dos novos ministros nomeados, alguns são da Democracia Socialista outra tendência de porte no PT, o que tem causado alguns constrangimentos nas urbes da estrelinha vermelha.
O fato é que o primeiro governo de quatro anos não foi suficientemente bom para a Dilma na avaliação popular e quase lhe rendeu uma "deseleição" em 2014, já que a vitória nas urnas foi suada mesmo tendo como adversário um político de pouca consistência eleitoral a nível de Brasil, mas que conseguiu crescer diante da dificuldade apresentada pela candidata Dilma que, dona da máquina estatal tinha que gozar de situação politicamente mais confortável. Ou seja, a Dilma quase perdeu a eleição de presidente da república pra si mesma, ainda que detivesse a máquina nas mãos.
Certamente, vai tentar construir uma imagem mais eficaz como gestora e assim buscar fortalecer a possibilidade de eleger o sucessor, o que é fundamental para as pretensões de todos os petistas.
O PT, visto por dentro, tem as suas divisões que são denominadas de tendências, cerca de três, considerando somente as principais, como CNB- Construindo um novo Brasil (Zé Dirceu), Democracia Socialista e Mensagem ao Partido (Zé Eduardo Cardozo), mas todas com tendência, ao menos na teoria, para alguma forma de socialismo. Toda a sua base tem origem nas lutas operárias, na igreja e noutros movimentos sociais proletariados.
São organizações tradicionais com raízes em escolas políticas consagradas tendo como exemplo a convergência socialista, e todas conscientemente organizadas sob os auspícios da sigla PT que sempre predomina sobre os interesses particulares de cada uma das tendências. Quem conhece o PT sabe que as tendências têm identidades próprias, mas não têm vida própria porque se submetem à predominância da sigla PT que quer significar a ideia de consenso sempre que os debates chegam ao fim. Algumas ainda pregam a luta armada, outras já aceitam a busca do poder pelo voto e assim vão convivendo em relativa harmonia.
A Dilma  terá que conviver com tudo isso e ainda negociar com os partidos políticos da base para conseguir governar um país que não vai tão bem nos últimos tempos.
O socialismo defendido pelas tendências petistas não tem forma definida já que todas as tendências acham que o Brasil vai encontrar uma forma brasileira de se organizar politicamente neste mundo complicado que se desenha atualmente. A economia é fator importante, mas a produtividade que vai dar sustento à economia tem encontrado limites no mundo globalizado, onde países de mão de obra barata estão entrando no mercado e criando dificuldades para outros países já estabilizados ou em vias de estabilização.
A missão da Dilma não é simples porque tem na sua casa, o PT, vários interesses a serem administrados, no governo um monte de partidos que exigem participação, e no mundo uma economia complicada.
Cabe aos brasileiros torcer para que a Dilma seja capaz de encontrar o caminho que leve o Brasil a uma situação mais confortável. É voz geral a ideia de que o governo federal só vai bem quando a economia vai bem, diferente das prefeituras que têm outras referências. O governo municipal vai bem quando a cidade está limpa e bem cuidada.
Resta-nos desejar um Feliz Ano Novo  à presidente Dilma e ao seu ministério e pedir ao universo que os ilumine para que a democracia seja plena e a felicidade seja geral.
João Lúcio Teixeira

CARAGUÁ MAIS LEVE

Até o ano de 2013 a cidade de Caraguatatuba realizava os shows de fim de ano na praça de eventos situada na praia do centro da cidade, o que causava movimento intenso nos dias em que ocorriam as apresentações de artistas.
Neste ano a prefeitura transferiu essas atividades para a região do Porto Novo, bairro distante uns sete quilômetros do centro, e a diferença foi bem grande no volume de movimento noturno. Alguns comerciantes ficaram com menos atividade, mas houve certa compensação porque as famílias que frequentam a cidade e não gostam da movimentação mais agitada, ficou mais tranquila e circulam mais à vontade pela região central. Houve perda de um lado e ganho de outro já que os shows provocam certa sensação de insegurança e espanta o turista mais familiar.
Com essa mudança, seria interessante a secretaria de turismo projetar o carnaval de forma que o agito vá para o Porto Novo e o carnaval tradicional das marchinhas, que já ganha tradição na cidade, seja ampliado no centro, que é o local onde as famílias que possuem imóveis na cidade costumam frequentar. A mudança poderá ser melhor se for bem planejada.
O centro pode ser objeto de destinação ao turismo familiar com segurança e conforto para idosos, pais e mães de filhos pequenos, crianças, cachorrinhos e sorvete ao invés de cerveja.
A secretaria de urbanismo tem papel importante na adequação dos equipamentos públicos, como estação de ginástica ao ar livre instalados em locais sombrios, brinquedos públicos para crianças, geração de muita sombra pelo calçadão da praia que atualmente é uma enorme frigideira ao sol constante, flores nas praças, bancos confortáveis e limpos. A cidade neste ano parece livre dos andarilhos que sempre apareciam nesta época, o que é um incômodo a menos. Não é preconceito, mas constatação da inconveniência da presença de pessoas sujas que só aparecem quando os turistas vêm e causam desconforto ao ficarem bêbadas dormindo nos bancos das praças. Não se sabe qual o artifício que foi usado pelas autoridades, mas essas pessoas não têm sido vistas pelas praças do centro da cidade.
O policiamento melhorou com a atividade delegada que permite aos policiais militares trabalharem nas folgas e receberem horas extras. 
Em resumo, parece que esta temporada vai ser menos desordenada do que as anteriores, ainda que se avistem menos turistas do que se via alguns anos atrás. 

APAGÃO DE NATAL

A prefeitura de Caraguatatuba reconstruiu a praça do Caiçara situada atrás do museu do centro da cidade e a obra que demorou muito a ser concluída com empresa falindo e outras dificuldades ficou bonita, com destaque para a decoração dos muros cujo artista plástico mostrou-se competente. Os detalhes sobre a pesca fizeram das pinturas em estilo primitivista com cores naturais imitando a arte rupestre encontrada em cavernas, são de muito bom gosto.
Para que a obra fique completa é necessário que a prefeitura exija imediata correção no sistema de iluminação que não funcionou nas últimas duas noites dos dias 29 e 30 de dezembro, época em que a cidade está cheia de visitantes. A praça está muito bonita para ficar às escuras. Seria bom o prefeito dar um choque de gestão nessa obra.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

A PREVIDÊNCIA É A VILÃ EM 2015

A presidente Dilma ainda não tomou posse e já anuncia medidas duras para conter as contas públicas da União. A primeira notícia importante que circulou na grande mídia hoje é a intenção da presidente de reduzir gastos com a previdência social que vem pagando despesas muito além da sua capacidade financeira. Segundo anunciado ontem pelo Ministro Aloisio Mercadante, vai haver mudanças nas regras de concessão do seguro desemprego, abono salarial, pensão por morte e auxilio doença, que são benefícios que oneram exageradamente o sistema previdenciário e cujas alterações podem render uma economia de até 18 bilhões de reais por ano. As medidas são duras e vão render insatisfações populares. Uma das alterações vai atingir frontalmente a economia do litoral que conta com muitos pescadores que recebem um salário mensal durante o período em que a pesca fica suspensa por conta do “defeso”, período de proibição da pesca em época de procriação das espécies. Essa modalidade de benefício deverá sofrer sérias restrições que vão impedir que pessoas que não comprovarem que vivam exclusivamente da pesca possam ser beneficiadas. Outro setor a ser atingido é o da pensão vitalícia de viúvas, cujas dificuldades serão ampliadas e vão variar de acordo com a idade da mulher e o número de filhos pequenos. Não se justifica uma mulher que fica viúva aos vinte anos receber pensão vitalícia se, às vezes, nem filhos possui.
O fato é que a previdência social brasileira tem alguns benefícios considerados generosos demais se comparados com a previdência social de países chamados de desenvolvidos que só permitem benefícios a quem tenha de fato contribuído com o sistema.
O ministro Mercadante deixou claro que há muitas fraudes no quadro de beneficiários da previdência, tendo declinado, o nome de uma cidade do Pará que tem mais pescadores recebendo o salário do defeso, do que o número de habitantes do lugar. Ou seja, tem muita gente recebendo benefícios previdenciários que não merecem.
A previdência social tem como fundamento o atendimento das necessidades de pessoas que não sobreviveriam sem o benefício, como os aposentados que depois de muitos anos de trabalho contribuindo com o sistema, adquirem o direito de aposentar-se e receber salários pelo resto da vida. Esses pagaram para ter a segurança no final da vida.
Essa é a finalidade número um da previdência, que em um segundo plano tem a obrigação e tratar da saúde de seus dependentes, mas de início, somente dos que de fato tenham contribuído.
Com o tempo vieram surgindo algumas ”benemerências”, como a aposentadoria social que permite ao cidadão que mesmo não tendo contribuído, receba um salário mínimo ao se tornar idoso. É a chamada aposentadoria social que é justa, mas já veio para onerar o sistema previdenciário sem a necessária contribuição. Há o abono salarial que permite ao governo complementar a renda de famílias com renda de até dois salários mínimos. Há a pensão por morte que permite aos dependentes do contribuinte falecido uma renda mensal vitalícia a título de pensão. Muitos outros benefícios, ainda que alguns os considerem justos, foram sendo criados e a previdência passou a ser deficitária, tendo que pagar mais do que recebe e ainda há pressões para aumentar o déficit. Os aposentados, por exemplo, querem o fim do fator previdenciário que é a forma de cálculo do aumento dos seus rendimentos mensais que não têm o mesmo índice de reajustes dos trabalhadores ativos.  Ainda que seja justo reclamar, há do outro lado a necessidade de que o governo administre os recursos do setor de forma equilibrada e evite os rombos orçamentários do sistema que foi concebido para proteger o contribuinte e hoje já recebe complementações de verbas federais para cobrir os constantes déficits causados pela falta de controle gerencial do sistema.
HOMEM TRABALHANDO
O certo seria a previdência viver exclusivamente do que arrecada, sem verbas de impostos que deveriam ter destinação nos investimentos públicos como construção e manutenção de estrada, custeio da educação, segurança, e outros. Para isso é que existe o método denominado de cálculo atuarial que serve para determinar o quanto cada beneficiário poderá receber segundo o total arrecadado pela previdência. Esse método é que tem a finalidade de estabelecer o equilíbrio do sistema, mas já foi de longe ignorado desde que que previdência passou a responder por obrigações que lhes foram sendo atribuídas ao longo dos tempos, mesmo sem a necessária contrapartida da parte do cidadão, que recebe benefícios mesmo sem nunca ter pago a contribuição previdenciária.
HOMEM TRABALHANDO
Estados Unidos e Canadá, são exemplos de países desenvolvidos que não pagam benefícios a não contribuintes e nem atendem gratuitamente no sistema de saúde pública pessoas que não sejam contribuintes do sistema. Certo ou errado, não se pode avaliar pelo coração já que coração não paga conta.
As questões sociais merecem atenção, mas o sistema previdenciário não tem condição de resolver todas as situações de necessidade, sob pena de ser ele implodido e a situação dos cidadãos necessitados ficar pior do que é hoje. Melhor receber menos do que nada.
Os municípios deveriam ter papel importante nessa questão social já que a qualificação para o trabalho, a geração e postos de trabalho, e o encaminhamento do cidadão ao mundo da produção de trabalho e renda está muito mais na cidade do que na União. Cada novo trabalhador registrado será um novo contribuinte que vai ajudar o sistema a responder pelas necessidades sociais. Problemas sociais como a pobreza devem ser resolvidos pelas secretarias de promoção social, tanto dos estados como dos municípios cujos olhos estão mais próximos da realidade social.
Desonerar a previdência e criar novas formas de financiamento da pobreza e miséria pode ser o caminho.
João Lúcio Teixeira




quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

VESTI A ROUPA VERMELHA E FUI À LUTA

Vocês precisavam ver a cara dos meus netos quando eu apareci vestido de papai noel e um saco de brinquedos nas costas. Cada um arregalou os olhos de um jeito. A Bia, 5 anos tinha medo. O Renan 3 anos, de inicio escondeu o rosto atrás da mesa, o Lucas 5 anos,  sorria `a meia distância, o Nícolas 2 anos correu pro colo do pai. Os presentes eram os esperados, mas quando eu anunciei a roupa do Capitão América pro Renan, ele veio correndo beijou a minha barba branca, e saiu rindo até às orelhas. Nada pode ser tão importante.
Até os adultos receberam presentinhos e pareciam acreditar no Papai Noel. Eu fiz o papel e fiquei feliz também ao fazer tanta gente feliz. Família é fundamental.

Deputado é denunciado por incitação ao estupro

Brasília – O Ministério Público Federal, acolhendo representação do Conselho Nacional de Direitos Humanos, enviou ao STF denúncia contra o deputado federal Jair Bolsonaro por crime contra a paz pública e apologia ao crime após ter afirmado que não estupraria a parlamentar Maria do Rosário porque ela não mereceria. A OAB foi autora da proposta no CNDH que deu origem ao processo do MP. Nesta terça-feira (16), foi aberto processo contra o parlamentar pelo Conselho de Ética da Câmara.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

DILMA SANCIONA LEI DA GUARDA COMPARTILHADA

A presidente Dilma sancionou hoje a lei de numero 13.058 que determina uma forma de guarda compartilhada dos filhos, em todos os casos de divórcio. O compartilhamento atribui a pai e mãe o mesmo direito sobre as decisões que envolverem a criança, inclusive nas visitações, já que dá direitos iguais em matéria de tempo de permanência com  a criança.Em princípio a medida parece simpática, mas vai esbarrar em inúmeros casos de separações complicadas, que existem e não são poucas. Há casos em que o amor vira ódio e a criança vai ficar dividida entre o ódio de um e o ódio do outro, ambos justificando as suas razões e complicando a cabeça do filho. Família não é tudo igual e separações não são sempre pacíficas. Para quem conhece as dificuldades das separações o problema não se resolverá com essa lei que vai ser mais uma daquelas que na prática não mudam quase nada e se não fosse sancionada não faria falta.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

O FORTE TAMBÉM CHORA

Na calçada da farmácia, esquina bem movimentada, encontrei o Zezão, cabra forte, grandalhão, braçudo, respeitado pela força bruta e o jeito truculento de andar. Vem ao longe, e mesmo no escuro, fica fácil identificar a sua imagem inconfundivelmente desajeitada. Paramos, e ele quase desmontou-me ao apoiar uma das mãos no meu ombro, um peso da gota que eu suportei em nome da boa amizade. É melhor tê-lo como amigo, bem melhor. Falamos de um monte de coisas, falamos, falamos até que chegou a hora da partida. De novo, ele colocou aquela mãozona no meu ombro para a nos despedirmos, a começar pelo feliz natal e ano novo que ele fez questão de invocar até a Virgem Maria, para emocionado desarquivar inúmeros formulários prontos de boas festas. Vi em seus olhos um profundo desconforto, assim que ele parou de falar, eu senti aquela mãozona tremular em meu ombro e notei os seus olhos umedecidos. Achei que fosse a nossa grande amizade que estivesse causando o choro, e comecei a desejar as mesmas boas festas que ele me desejara até então. A situação ficou tensa e percebi que peguei o atalho errado. Zezão não conseguia ouvir o que eu lhe falava, e logo interrompeu-me para dizer que o seu natal não seria bom porque era o primeiro depois de mais de 20 anos que ele passaria longe da ex-mulher e da filha. Que ele se separara eu sabia, mas não sabia que essa espécie de fraqueza pudesse atingir a um mastodonte daquele tamanho. Para mim, ele era inatingível por essas sutilezas de que sofrem os fracotes como eu. Pude experimentar bem de perto a sensação de ver um homem tão forte mostrar que o ser humano não é só um monte de carne e ossos, mas uma entidade feita por Deus, dotada de uma aura delicada que compõe a parte mais importante do ser. Ela detém os sensores que medem temperatura da alma, a intensidade das dores, produzem as lágrimas e produzem o choro ou o riso. O ser humano tem o lado grotesco da sua matéria, mas se completa com a delicadeza da sua alma.
Bom Natal e próspero ano novo, a todos os fracos e fortes, e que o Papai Noel lhes traga, de presente, a paz, o sossego e o sorriso.

domingo, 21 de dezembro de 2014

FELIZ NATAL E UM LINDO ANO NOVO

Sempre que se aproxima o fim de ano, voltam as mesmas promessas de sempre, como aquela: no próximo ano vou deixar de fumar; vou deixar de beber; vou emagrecer; vou parar de brigar; vou trabalhar; vou comprar um carro, voltar a estudar, e assim vai.
Seria lindo ouvir algum político dizer: no próximo ano não vou roubar um centavo sequer, ou quem sabe aquele servidor público dizer que não vai colaborar nem fechar os olhos à corrupção ou quem sabe um vereador que prometa votar nas sessões segundo a consciência e o interesse do povo que o elegeu. Sonhar a gente pode.
Feliz Natal a todos os que pensam dessa forma.

sábado, 20 de dezembro de 2014

DESISTÊNCIA DA COMPRA

Qualquer consumidor tem sete dias para desistir de qualquer compra. Quem não gostou do produtos ou encontrou alguma espécie de insatisfação com a compra pode desistir do negócio e receber de volta o seu dinheiro. Há empresas que ao invés de receberem o produto e devolver o dinheiro quer fornecer um cupom de crédito para que o consumidor o utilize mais tarde em outra compra. Isso não é permitido e pode gerar multa à empresa. Se houver troca e a mercadoria escolhida for de menor valor a diferença deve ser exigida e não um cupom de crédito. Às vezes é necessário bater o pé. Seja educadamente exigente quanto aos seus direitos.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

INFORMAÇÃO OFICIAL DA CÂMARA DE CARAGUATATUBA

Eleição da Mesa acontece neste sábado
O Poder Legislativo de Caraguatatuba elegerá o novo Presidente para o biênio 2015 – 2016 neste sábado, às 11h, no Plenário Benedito Zacarias Arouca. A eleição foi convocada através da portaria 37/14.
Duas chapas foram inscritas. A primeira tem o vereador Oswaldo Pimenta de Mello Neto como Presidente, Vilma Teixeira de Oliveira Santos de vice-presidente; Pedro Ivo de Sousa Tau para 1º secretário e Wenceslau de Souza Neto 2º secretário.
A outra é formada por Francisco Carlos Marcelino (Presidente), Renato Leite Carrijo de Aguilar (vice-presidente), Elizeu Onofre da Silva (1º secretário) e Júlio Cezar Alves (2º secretário).
O atual Presidente da Câmara Municipal, José Mendes de Souza Neto, seguirá em seu mandato até o dia 31 de dezembro. No dia 1º de janeiro o novo Presidente já estará no exercício automaticamente.

FELIZ NATAL, FELIZ ANO NOVO, FELIZ TUDO!

A vida urbana tem enormes conveniências, mas traz no seu ritmo às vezes alucinante, alguns ingredientes que merecem atenção especial. O estresse resultante da velocidade com que a vida passa é inevitável, porque nem sempre o corpo e a alma conseguem acompanhar o ritmo das sucessões dos fatos. Ao levantar da cama, logo cedo, a cabeça começa a operar a agenda que, se não for administrada com eficiência, não caberá no dia. Acordar a filha, preguiçosa que gostaria de permanecer na cama até mais tarde, colocá-la no chuveiro, e ali mesmo dar o suco que já estava na caixinha porque não daria tempo de espremer a fruta, oferecer o lanchinho também elaborado por alguma empresa esperta que já sabia que eu não teria tempo para prepará-lo, enxugar a menina para que não fique resfriada, como recomendou a pediatra, vesti-la rapidamente por que o Cazuza já falava, há décadas, que o tempo não para. A mochila, o tênis, ih..... esqueci de amarrar o cadarço, que merda de pressa!...  Ih!.... não penteei o meu cabelo, nem o dela, agora sim, vamos nós. Já no carro... será que apaguei o fogo do fogão? Será que o ascendi? Desliguei o chuveiro? Melhor ir ver, mas e o Cazuza!... O tempo, meu Deus, acho que eu vou enlouquecer. A Menina reclama que está sentada sobre o cinto da sua cadeirinha no banco de trás, eu no da frente, virar pra trás... não consigo. Desço, dou a volta, abro a porta de trás, mas não fechei a da frente e o vizinho que foi mais rápido do que e
Há sempre uma saída. Feliz Natal!
u, reclama que a minha porta aberta está impedindo a sua passagem na garagem do meu prédio, essa droga de prédio que bem poderia ter mais espaço de passagem dos carros, ele aciona a buzina, eu grito vai tomar ........ hei, parei, pensei e lembrei do analista e, calma, Celeste, muita calma nessa hora! Fui parando e pensando, o vizinho buzinando, me apercebi-me sentada no chão da garagem na posição loto do Yoga, com os dois dedos das mãos formando talvez um ó ou quem sabe mandando tudo pro inferno.  Minha filha desce do carro, agora são três outros carros a buzinarem ávidos pela passagem, ela me olha de frente, com seu jeitinho infantil e diz: Vamos todos pro inferno mãe? Já estamos lá, respondi extenuada.
Aí, eu acordei!..  Que alívio, nesta manhã de domingo, único dia feliz se não fosse o temor de lembrar que amanhã será segunda. Ah! Pera aê, é véspera de Natal, férias, viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiva! Viva, viva, viva!... nós duas de mãos dadas, cantando e brincando de roda como antigamente. Viva. É Natal, estamos em férias, vamos visitar o papai, a vovó, vamos?
Lembrei que tenho que comprar presentes. Onde? No shopping, com filas, cartão de estacionamento, hum! mas é natal.
Falei sobre o meu sonho, por telefone, com o analista, logo às oito da manhã e ele, ainda bocejante, recomendou: Dirija devagar, verifique o óleo do carro, calibre os pneus, abasteça, veja se não esqueceu nada, para não se lembrar tarde demais, e o mais importante é desarmar a sua própria alma, e ir sabendo que vai encontrar motorista barbeiro na estrada, vai ter fila no pedágio, o pai da sua filha vai criticar a educação que você está dando à ela, vai falar que ela está magrinha, vai ter uma irmã ou tia reclamando da vida, do filho ou da filha, e você precisa se preparar para não se estressar com os problemas dos outros. Desarme a sua própria alma.
Desarmar a minha alma? O que quis dizer o analista? Hummm! Desarmar a minha alma quer dizer, dispa-se dos pensamentos negativos e saiba que em todos os momentos e locais há alguma felicidade pronta pra ser vivida. Esqueça a Dilma, a Petrobrás, o escândalo do metrô paulistano, o preço da gasolina, o vereador safado, o prefeito ladrão, o vizinho que gosta da buzina, a criança que morreu esquecida no banco do carro no calor de dezembro, e pense que a sua piscina não está cheia de ratos como dizia o Cazuza noutro poema, mas cheia de pétalas de rosas e um banho de “ofurô” vai fazer de você a pessoa mais tranquila do mundo. Pense que tudo tem um lado bom e outro ruim, e você escolhe para qual dos dois vai olhar.
Vá com Deus, e volte com a alma lavada, a mente ereta e o coração tranquilo, porque haverá mais um ano a ser vencido e o tempo não para. Com a cabeça tranquila, organize a sua própria paz, porque Deus tem muito a fazer e talvez tenha que acudir outras pessoas que precisam mais do que você.  Cuide-se. Mande um beijo, de você para você mesma, como prova de amor próprio. Ame-se antes de tudo e de todos.
Ah! Pra finalizar, esqueça dos problemas que te fazem sofrer, passe uma borracha sobre eles e seja feliz. 
Feliz Natal, feliz Ano Novo! Feliz tudo! 

Boa viagem!...

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

DEUS É BRASILEIRO E NASCEU EM CARAGUÁ. QUER APOSTAR?

Mesmo que alguns achem que eu sou comunista ou coisa assim, eu acabo conferindo os resultados da minha convicção, e é por isso que um comentarista de imprensa, função em que me incluem, precisa enxergar além do óbvio. Hoje o IBOPE mostrou uma pesquisa dando conta do crescimento da avaliação positiva do governo Dilma que sobe de 48% para 52%. Eu falei que ela ia faturar prestígio com as investigações da Polícia Federal, e as prisões de empresários ricos fizeram crescer o otimismo dos brasileiros. Se essas investigações começarem a ser feitas pelas policias estaduais em relação a prefeitos e vereadores, o povo vai agradecer também aos governadores de estado. Quem vai sofrer com isso são os vereadores e prefeitos que estejam no grupo de risco. Agora já não dá mais pra dizer "isso não vai dar nada". Quem viver verá Deus ajudando as investigações a chegarem no Litoral Norte. Quem pensa que Deus não existe, está é louco! Ele existe é brasileiro e tomara que tenha nascido em Caraguá.

TÍTULO DE CIDADÃO É COISA SÉRIA

A atribuição de título de cidadão está virando piada de mau gosto e se continuar assim as pessoas vão começar a recusar a honraria. Há atribuições que não se explicam porque o cidadão honorífico é uma pessoas que tenha prestado serviços relevantes à sociedade como um todo. Seria o Professor Gardelin, a professora Adali, e inúmeras personalidades que fizeram força para melhorar a condição de vida dos habitantes de Caraguatatuba. Há vereadores pelo Brasil a fora que fazem o possível para serem gratos a seus favores pessoais sem levar em conta o interesse coletivo como um todo e acabam dando cidadania à mãe de sua cunhada, ao amigo de futebol, à mãe da sua ex-mulher, ao bêbado folclórico, ao presidente do clube de pelada, a políticos desonestos e cheios de processos por improbidade, e assim vão deturpando a horaria.
Se forem observadas as horarias concedidas em certas cidades, a conclusão é que muitas delas são em troca de votos, outras em troca de oportunidade de negócio que nada têm a ver com a coletividade como um todo.
O mais adequado seria a criação de um conselho municipal eleito pela população para avaliar a cada indicação e filtrar as que de fato devem ser levadas a termo. Ia sobrar pouco, muito pouco mesmo.
O representante do povo deve agir como se fosse o próprio povo e nunca em razão de suas empresas ou negócios que lhes rendem vantagens pessoais.
Ser vereador não é fazer negócios, mas fazer a felicidade do povo que representa, valorizando a instituição que é pública e não privada.  Qualquer semelhança é mera coincidência.

ELEIÇÕES DE CÂMARA SE COMPLICAM

Estamos em época de eleições nas câmaras municipais do Brasil. Em algumas delas o mandato da mesa diretora tem duração de um ano e em outras, dois anos, o que em qualquer hipótese garante eleições no final deste, que é o segundo ano de mandato dos vereadores que foram eleitos no ano de 2012 e assumiram o cargo em janeiro de 2013. Portanto, neste final de ano todas as câmaras escolherão os membros da mesa diretora que vai comandar administrativamente a instituição. Geralmente, a mesa é composta de um presidente, um vice presidente, um secretário e mais um ou dois diretores, cerca de cinco membros, o que varia de cidade em cidade segundo a sua própria lei orgânica municipal. A mesa tem poderes para elaborar, principalmente, a pauta de votação que é o conjunto de matérias que serão levadas a debate e votação em cada sessão semanal. Este poder é muito interessante ao prefeito porque se a mesa diretora tiver boa relação com o prefeito ele acabará influindo na formação da pauta e poderá até indicar preferências na ordem de votação dos seus projetos. O poder mais temido pelos prefeitos é o de fiscalização dos senhores vereadores que poderão ter ou não os seus requerimentos fiscalizatórios, como os pedidos de informação sobre atos dos membros do executivo, incluídos ou não nas pautas. Pedidos de cassação de mandato do prefeito também geram grandes suspenses na atividade legislativa. Por essas razões, e mais algumas outras de caráter secreto, os prefeitos sempre tentam eleger a mesa diretora do seu agrado, ou que possa ser por ele manipulada. Dizem eles que vereadores independentes dão muito trabalho.
Falam por ai, mas o melhor é não acreditarmos que há prefeitos ou empresários corruptos que compram por altas somas os votos de alguns vereadores, os venais, é claro, pra não dizer safados, para terem uma mesa diretora do seu gosto e por eles controlada.
Em conversa com um empresário amigo, dias atrás, me foi confidenciado que um certo vereador esteve em sua empresa para pedir apoio financeiro para a compra de votos de colegas vereadores que pudessem votar na sua chapa. Pediu 50 mil reais e prometeu restituir em dobro através de contratos fraudulentos de fornecimento de serviços à câmara. A resposta do empresário foi negativa sob alegação de que não queria envolver-se nessas coisas da política, porque vários empresários da construção civil estavam presos por conta de corrupção na Petrobrás. “Não quero problemas.”
O vereador saiu meio descontente porque tinha certeza de que seria fácil a obtenção de dinheiro sujo, para a operação ainda mais suja. O empresário estava feliz de ver seus colegas corruptos de grandes empresas da construção civil sendo presos por corromperem servidores públicos em fraudes a licitações de grandes obras de construção e não viu vantagem em fazer o mesmo.
Os grupos estão se digladiando porque, na realidade, a mesa diretora vai operar o orçamento da câmara que pode ser equivalente a 5% do orçamento do município ou pouco mais dependendo do tamanho da cidade. A constituição brasileira manda o prefeito entregar um percentual do orçamento para os vereadores gastarem no custeio de suas atividades. Isso permite certa facilidade no desvio de verbas se os dirigentes da câmara forem desonestos. Entretanto, dá aos diretores, certo poder de negociação de interesses políticos ou partidários, que podem gerar reeleições e propinas.
Em Caraguatatuba, cidade de 110 mil habitantes a briga pelo controle do poder tem nuances interessantes. O candidato que parecia ter apoio do prefeito era o Celso Pereira do DEM, fiel escudeiro do prefeito na câmara tendo sido o líder o alcaide por longos meses. Deixou de merecer a preferência depois que posicionou-se contra a vontade do prefeito que quer de toda forma lotear a praia da Mococa, para empreendimentos imobiliários. Saiu silenciosamente do páreo. O vereador Chininha, do PSB tendo como vice o Lelau, do PT, parecia ter apoio do chefão do executivo, mas depois de receber o apoio do atual presidente da câmara o Bota do PSDB, e ter incluído o Lelau em sua chapa, parece ter conquistado o desprezo do grupo palaciano, e segundo as más línguas está fora do páreo. Ai, de forma surpreendente aparece o Carlinhos da Farmácia como candidato a presidente, e dizem nas esquinas, que poderia receber o apoio do prefeito, mas colocou o Tato Aguilar do PSB de vice, e o prefeito também não deseja prestigiar o filho do seu maior adversário político na cidade.
A confusão está instalada e o páreo está perto de um empate sem gols, como diriam os esportistas da bola.
Ao que se avista, o prefeito poderá não ter forças para fazer valer o seu gosto nesta eleição que pode até dar zebra se todos os candidatos postos não se cuidarem, a menos que faça o milagre da multiplicação do seu “prestigio” entre aspas, porque prestígio nessa hora pode ter inúmeros significado$.
Quem viver verá.

João Lúcio Teixeira 

sábado, 13 de dezembro de 2014

PREFEITO DE SÃO JOSÉ SOFRE DERROTA IMPORTANTE

A câmara municipal de São José dos Campos realizou nesta semana a eleição da mesa diretora com resultado surpreendente. O vereador do gosto do prefeito Carlinhos Almeida era o Mota do PROS, que foi derrotado pelo vereador Shakespiare por uma diferença de um voto. Forma onze a dez. O prefeito que não conseguiu eleger sua mulher deputada federal agora perde mais essa disputa.

ELEIÇÃO DA MESA DA CÂMARA INDEFINIDA EM CARAGUÁ

Em Caraguá a eleição da mesa diretora da câmara municipal está se complicando. Rola na rua que o candidato do atual presidente da câmara não é o mesmo do gosto do prefeito. O atula presidente está perdendo força política com as dificuldades de relacionamento com o gabinete do prefeito. Há dois candidatos a presidente e o que se ouve na rua indica que o candidato do presidente deve disputar com o candidato do prefeito. O Chininha, junto com o Lelau vão para o embate com o Carlinhos da Farmácia que pode receber o apoio do prefeito. O voto de minerva está nas mãos do vereador Nezão que pode decidir a eleição.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

SAIA JUSTA PRO AÉCIO NEVER

A Dilma deu um nó no tricô do PSDB. Sentou com o Geraldo e assinou convenio para grandes obras no sistema de abastecimento de águas de São Paulo. O Geraldo diz que o povo não pode ser prejudicado por brigas partidárias e mostrou certa gratidão à boa vontade do governo federal em ajudar na luta pelo problema mais grave dos últimos tempos, a quase falta de água na capital mais importante do país. O Aécio, junto com o senador Aloísio Nunes, andam maldizendo esse namoro da Dilma com Geraldo. O Geraldo é bem mais esperto e pode se dar bem nessa confusão das brigas sem motivo. O Aécio está mal cotado na disputa do terceiro turno. kkkkkkkkkkkkkk

O PT DE CARAGUÁ ESTÁ DE FLERTE COM O VEREADOR TATO AGUILAR

Há conversas em andamento que podem culminar com a filiação do Tato no PT e isso pode ser viável desde que o o Partido de origem do Tato o PSD não oponha resistência à sua saída. Parece que há possibilidade de o PSD não requerer a cadeira por infidelidade. Aliás o Tato tem se comportado como verdadeiro petista no enfrentamento ao poderoso PSDB local.

SAIA JUSTA E CURTA PRO VEREADOR DO PT

O PT de Caraguá recomendou ao seu vereador o Lelau que vem lutando com sérias dificuldades dentro da legenda, que não participe da chapa apoiada pelo rpefeito do PSDB, cujo candidato a presidente é o vereador Chininha. Parece que o Lelau não quer acatar a recomendação partidária e isso pode virar  problema.
A recomendação do PT é o não alinhamento com o PSDB em nenhuma hipótese. Vamos ver no que vai dar.

ZEBRA NA ELEIÇÃO DA MESA DA CÂMARA DE CARAGUÁ

O combinado era ter somente uma chapa na disputa da mesa diretora da câmara de Caraguá, mas no último momento o Blog ficou sabendo que houve o registro de outra chapa encabeçada pelo Carlinhos da Farmácia com apoio de outros vereadores da base de apoio do prefeito Antônio Carlos do PSDB. Segundo falava a nossa correspondente Arara Azul, um voto pode definir quem vai levar e esse voto pode custar muito "suor" e "lágrimas". Será que o prefeito perdeu o controle da máquina?
Não dá pra acreditar tanto nessa história porque todo mundo sabe que uma boa "conversinha ao pé-do-ouvido" pode mudar tudo. Por ora esse é o quadro.

CILMARA PEDE CASSAÇÃO DO PREFEITO E VICE

A cidadã de Caraguatatuba Cilmara pessoa bem conhecida pelas suas críticas ao governo da cidade no Facebook, ingressou hoje com o pedido de cassação do prefeito Antônio Carlos e do seu vice-prefeito o filho Antônio Carlos da Silva Junior, e o Blog teve acesso ao conteúdo do pedido. Alega que o vice teria realizado mais de 200 viagens fora do município com as despesas pagas pelo erário o que por si só já seria discutível já que vice-prefeito não tem atribuições que lhes permitam viajar por conta do erário. A exceção seria o caso em que o vice fosse convocado oficialmente para substituir o prefeito em algum evento oficial, mas essa hipótese exige convocação formal e evento de interesse da coletividade.
Informa a autora do documento que as despesas pagas pela prefeitura foram justificadas com notas fiscais de uma empresa do próprio vice, de nome Antônio Carlos da Silva Junior-ME, que ao invés de apresentar notas de pedágio, restaurante, hotel ou posto de combustível, apresentou nota de sua empresa que se localiza nesta cidade. Segundo a autora da representação se o vice estava fora da cidade não poderia estar realizado despesas aqui na cidade.
O ponto mais importante levantado pelo documento que foi protocolizado junto à Câmara Municipal é o de que a empresa que emitiu as notas estava desativada desde 2008 e, portanto, não poderia emitir notas fiscais se o CNPJ estava inativo.
Alega o documento que há indícios de ilegalidade e abuso de poder da parte do vice que teria apresentado notas de empresa inativa, e do pai, o prefeito que teria autorizado o pagamento de valores que podem atingir somas que se aproximam de quatrocentos mil reais.
O documento pede a cassação dos dois mandatos e segundo o regimento interno da câmara a leitura do documento terá que ocorrer na primeira seção ordinária da edilidade que se realizará amanhã terça-feira dia 21 de dezembro de 2014.

Os dois têm o direito à ampla defesa e, portanto, terão oportunidade de se defenderem e assim evitarem possível cassação de seus mandatos. Não dá para prejulgar e o bom senso manda aguardar o desfecho.

ET- Logo após a publicação desta matéria, recebemos um telefonema do jornalista Cesar Jumana dando conta de que teve acesso às explicações dadas pela secretaria de fazendo do município, dizendo que os pagamentos efetuados ao vice prefeito não são reembolso de viagens, mas pagamento de parcelas do subsídio do vice prefeito. Ficou sabendo ainda que se trata de equívoco provocado pelo programa de contabilidade que seria fornecido pelo tribunal de contas. Essa deverá a tônica da defesa.

domingo, 7 de dezembro de 2014

QUEREM DERRETER OS ATLETAS EM CARAGUÁ

Nas cidades que levam a sério o fator urbanismo, os equipamentos de academia ao ar livre são instalados em locais de sombra que permitam a utilização durante qualquer parte do dia ou da noite. Fizeram a nova, mas não tão nova Praça do Caiçara atrás do museu em Caraguá e colocaram os equipamentos de ginástica no local onde bate o sol o dia todo. Eu até sugeri ao Secretário de Obras, o Gilson Mendes, pessoa que nos permite acesso, que revisse o erro porque no verão ninguém irá usar aquilo durante o dia. Há na mesma praça uma enorme sombra sob as árvores junto à rua Paul Harris, mas parece que ele não conseguiu mudar o projeto que de arquitetura não parece ter nada. Já não basta o calçadão da praia que não tem árvores e nem sombra e que no verão só pode ser usado à noite. Essa falta de cuidado urbanístico reduz a menos da metade a possibilidade de utilização desses equipamentos públicos. A cidade, no quesito urbanidade, parece estar sem governo. Uma pena!

ESGOTOS E DESCASOS NAS PRAIAS

Incrível o grau de irresponsabilidade dos governantes do litoral com as nossas praias. Hoje fui com filhos, noras e netos à praia Ponta Negra, e tive uma enorme decepção. brinquei no riacho com três netos, a Bia de 5 anos, o Lucas também de 5 e o Renan de 2 anos. Há por lá um riacho de pequeno porte que deságua no mar depois de passar, certamente por parte da Tabatinga e algumas outras comunidades. Quando a maré está baixa, a água do riacho fica represada formando uma lagoa muito gostosa especialmente para crianças. Mais tarde, quando a maré sobe, o bloqueio de areia é desfeito e a água do rio volta a seguir pro mar. Quando isso aconteceu por volta da três da tarde, e a água represada começou a jorrar rumo ao mar, a gente sentiu um enorme mau-cheiro parecido com o de fossas ou esgotos sanitários. O comentário era geral sobre o mau-cheiro e a decepção se deu. Pode ser que estejamos errados, mas o nariz acusou o desastre ecológico. O mesmo vem acontecendo com a lagoa azul, no Bairro do Capricórnio um patrimônio turístico maravilhoso, mas imundo. Caraguá ainda está sob ameaça de perder a Praia da Mococa porque o prefeito da cidade quer permitir que uma das mais lindas praias da cidade seja ocupada por prédios QUE TERÃO O ESGOTO "IN NATURA" JOGADO NO MAR AINDA QUE PROMETAM QUE VAI SER DIFERENTE. É muito triste o descaso pelo meio ambiente.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

ENCHERAM A TAMOIOS DE RADARES

Porque não colocam câmeras nas prefeituras e câmaras municipais para pegarem corruptos? Perseguem os donos de carros com uma grande industria das multas, em busca de mais dinheiro para sustentar as máquinas falidas e incompetentes e em muitos casos desonestas.
Se combatesse a corrupção e o tráfico de drogas com a mesma eficiência, não haveria mais corruptos e nem drogas por ai. O país seria o melhor do mundo.

O PROS QUER TER CANDIDATOS A PREFEITO

No último sábado dia 31 de novembro de 2014, o PROS- Partido Republicano da Ordem Social reuniu-se em São Paulo e depois de avaliar o desempenho do partido nas eleições deste ano, decidiu que deverá ter candidatos a prefeito em todos os municípios e vai dar apoio aos seus filiados para que viabilizem  candidaturas. Ilhabela poderá ter o Vereador Sampaio, que tem  sido muito bem avaliado pela população, na disputa pelo cargo de prefeito.

VEREADOR LELAU E A ELEIÇÃO DA CÂMARA

Lelau, um vereador do PT em Caraguatatuba, vai ter que andar na corda bamba nos próximos dias. Vai acontecer a eleição interna da mesa diretora da edilidade e o eleitorado que a elege é composto dos vereadores em exercício. A mesa atualmente em atividade tem como presidente o Bota que é do PSDB, como vice o Lelau do PT, o que torna delicada a situação do petista que ao compor com o PSDB criou problemas internos no partido, porque há militantes petistas que não gostam nem de passar na mesma calçada em que passa o PSDB. O Lelau vem administrando com grandes dificuldades essa delicada situação. Agora, o vereador China se diz candidato a presidente da casa, e o Lelau esta juntamente com o China, visitando empresários e pedindo "apoios" numa alusão à possibilidade de que possa fazer parte da mesa novamente. O partido PT recomenda aos seus vereadores para que não componham com partidos historicamente adversários políticos.
Se o Lelau fizer parte da chapa que será apoiada pelo prefeito ACS, do PSDB poderá ter piorada a sua posição interna no partido. O problema é que o PT vem se desgastando demais e seus parlamentares, em todos os níveis estão sendo convocados para a luta pela recuperação do prestígio que a legenda sempre teve.
Que a situação do vereador Lelau ficou delicada, não há dúvidas. Entre a cruz e a espada.

A SAÍDA PODE SER OUTRO PARTIDO MAIS À ESQUERDA

Converso com pessoas nas ruas e aprendo sempre coisas novas porque gosto de falar, mas de ouvir também. Há uma insatisfação acentuada da parte dos meus amigos petistas de carteirinha, que andam insatisfeitos com o desempenho do partido diante das acusações que vêm sendo direcionadas ao governo federal, Petrobrás, e outras situações desconfortáveis. Os mais fanáticos acham que a imprensa é culpada porque persegue o petismo, e até falam em calar a imprensa, coisa de direita radical. A minha leitura sobre tudo isso, é bem simples e objetiva. O PT, assim que o Lula chegou à presidência da república, descobriu que tinha que negociar com a bandidagem política para conseguir governar. Quem foi encarregado das negociações foi o Zé Dirceu que gozava do status de homem de confiança do Lula e do partido. Ele foi negociar sabendo que estava cumprindo uma missão delicada que poderia render desgastes, mas foi, e cumpriu o seu papel para permitir que o Lula governasse com apoio da maioria dos congressistas. Foi vilão ou foi herói? A resposta depende de quem olha e analisa, podendo concluir-se que qualquer das duas respostas são possíveis. Agora preso, depois da condenação judicial, paga o preço da sua coragem, e paga com a privação da sua liberdade que já foi privada pelas perseguições militares nas épocas de ditadura.
Agora, com esse monte de complicações novas, ficou claro, por exemplo, que o governo segurou alguns preços públicos, como o da gasolina e da energia elétrica, para que a inflação não prejudicasse o desempenho da Dilma nas eleições presidenciais de 2014. Assim que passaram as eleições o problema veio à tona para mostrar que o Brasil foi prejudicado na sua imagem internacional e caiu na cotação que mede a sua capacidade de resposta aos investimentos estrangeiros.
O governo municipal é considerado bom quando a cidade está limpa, mas o governo federal só é considerado bom quando a economia vai bem e, a nossa economia tem mostrado sinais de debilidade. A troca da equipe econômica do governo Dilma, tem que render dividendos rapidamente e o maior desafio é recuperar o nível de produção industrial o que não é nada fácil diante da concorrência internacional. É uma encruzilhada de difícil transposição, porque o mesmo PT que segurou a economia para vencer as eleições, agora sente na pele o corte que ele mesmo fez, e o povo quer respostas.
De tudo o que se avista, não é impossível avaliar se o PT foi um bem para o Brasil ou se foi um mal, porque não dá pra esquecer o Brasil e olhar para o PT e nem esquecer que para ganhar eleições o jogo é o do poder, simplesmente o poder. O PT fez o jogo para ganhar e agora terá que se virar com a crise que ele mesmo criou.
Para nós brasileiros o que fica de bom de tudo isso, é o fato de que a corrupção, doença grave da democracia brasileira, está sofrendo golpes terríveis em suas bases, e a sua derrubada mostra-se possível assim como o fim da impunidade.
O que sente, neste momento, o petista mais ortodoxo?
Ele acha que o partido aproximou-se demais da direita e já está parecendo com o PSDB em alguns pontos, se em outros não estiver em situação pior, e por isso há petistas tradicionais desejando outras oportunidades de se filiarem a alguma legenda mais “pura”.
Se o PT não estivesse no poder, será que a polícia federal faria o que está fazendo ao prender os grandalhões? Será que se o PSDB vencesse as eleições, a polícia federal continuaria atuando com essa voracidade? Será que se o Lula não negociasse através do Zé Dirceu, ele teria permanecido no poder e elegeria a Dilma? Enfim, o Lula e a Dilma fizeram um bem ou um mal ao Brasil?
Tudo isso quem vai contar é a história, que daqui a algumas décadas quando avaliarem os resultados de tudo o que hoje ocorre, do mesmo jeito que hoje se torna possível perguntar se haveria comunismo no Brasil caso os militares não tivessem ocupado o poder em 1964. São 50 anos e ainda não é tão fácil essa resposta. Em 2074 os brasileiros estarão perguntando se valeu a pena o governo “Lula-Dilma-PT”.
Fica por ora, a certeza de que a outra força que irá governar o Brasil virá de alguma vertente mais à esquerda como o PSOL, por exemplo, até que chegue ao poder e tenha que negociar com a bandidagem institucional para poder governar. O que se deseja é que a bandidagem vá perdendo força daqui até a próxima eleição, se não nunca haverá mudança nessa bandalheira nacional do “toma-lá-dê-cá”, como ocorre hoje com a proposta da Dilma de mudança da regra orçamentária para que suas contas sejam fechadas. Ela precisa mudar a regra para não ser enquadrada na lei de responsabilidade fiscal, por conta do excesso de gastos com as obras do PAC e da maldita copa do mundo que nem deveria ter sido feita no Brasil. A Dilma condicionou a liberação de verbas para obras solicitadas por deputados, à aprovação da mudança da regra orçamentária. É isso que está levando o PT a se parecer em alguns momentos com o PSDB e outras agremiações políticas, nesse tal de “toma-lá-dê-cá”. O fato é que a Dilma tem quatro anos para combater essa bandalheira promíscua e tomara que consiga. Se é possível ou não eu não sei, mas espero ver o Brasil livre dessa canalhada institucional.
João Lúcio Teixeira – 2-12-2014